15 de fevereiro de 2011

Celtika de Robert Holdstock




Celtika
O primeiro livro de Merlin
Autor: Robert Holdstock
Editora: Prumo
Edição: 2010
Páginas: 472
Compre no Submarino

SUGESTÃO DE LEITURA
Merlin Codex
Quando Jasão vê a própria mulher matar seus filhos e fugir, Merlin, o jovem e aventureiro mago, está presente. Impotente com relação à magia, não consegue impedir a desgraça do amigo. Anos mais tarde, Merlin acredita que a alma de seu amigo está presa no fundo de um lago junto a um navio, o famoso Argo, onde muitas pessoas escutam gritos de desespero. Então, resolve usar a magia para resgatar o homem e o navio da desgraça eterna. Depois de uma visão reveladora, Merlin descobre que Thesokorus e Kinos, os filhos de Jasão, não foram mortos e que tudo não passou de uma grande encenação da feiticeira Medeia. Recrutando homens de diversos clãs pelo caminho para ajudar a conduzir Argo, os famosos argonautas e os dois amigos vão em busca dessas crianças, hoje já crescidas.

Provavelmete essa será uma das resenhas mais complicadas de escrever e nem assim é possível passar os tantos detalhes do livro. Leitura que demorei mais de 15 dias pra terminar. Uma parte pela complexidade do livro. E trabalhando três turnos, tudo fica mais complicado.

O livro tem origem e referências em outras duas obras, Medeia e Os Argonautas. Como ainda não li nenhum desses livros não posso comentar até que ponto a obra de Holdstock é influenciada por eles. Acredito que muito, já que são mitos antigos e que têm tramas bem construídas, por isso Celtika se tornou um dos meus livros preferidos.

O protagonista é conhecido como Merlin, mas já teve outros nomes no passado. Como uma história de fantasia, dá para imaginar que mágica e guerra são seus componentes básicos. A jornada de Merlin é motivada por uma grande amizade, afim de desfazer um grande engano do passado, porém, no fim desse primeiro livro de Merlin, tudo ganha novas proporções e uma grande reviravolta acontece.

O livro é intenso principalmente porque tem muitos personagens e descreve muito bem cada lugar. Da mesma maneira os personagens, que são compostos das mais diversas etnias. É uma história de ficção, mas não é impossível de imaginar que isso foi vivido 800 anos atrás.

Como falei, é extremamente difícil descrever, comentar ou resenhar esse livro, mas aconselho a todos que gostam de fantasia ler. E aqueles que ainda não deram uma oportunidade ao estilo, faça agora com Celtika.

Beijos!


*Livro recebido da editora Prumo, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino; 
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

14 comentários:

  1. Olá, Janine. Eu não me interessei pelo livro, mas gostei da forma como você resenhou e talvez algum dia eu mude de ideia rsrs. Por enquanto vou deixá-lo no final da lista de leitura rsrs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal!
    Deve ter um conteudo historico bem intenso, uma leitura arrastada.
    Baixei o seriado Merlin pra assistir ha um tempo, mas com tantas series e livros, ainda nao tive tempo de assistir.

    A historia parece ser muito boa!!
    Se saiu bem na resenha. ^^

    ResponderExcluir
  3. Ah, é falar em Mitologia e eu já estou me derretendo. Posso falar? Ameei o vídeo da Diva Elis (na minha opinião de fã, a maior cantora brasileira *.*)

    Nossa, Nine, trabalhando três turnos? O.O * Já passei por isto, não é fácil mesmo.

    Olhe, se você levou 15 dias pra ler este livro, ele deve ser bem complexo mesmo. O que significa que preciso ler ^^

    Beijo, flor.

    ResponderExcluir
  4. Ainda n consegui este livroo mas to loca pra ler ^^

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não é o tipo de livro que eu gosto mais de ler, mas parece muito interessante. Assim que surgir a oportunidade eu vou ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha!
    A princípio, o livro não me chamou muito a atenção, mas admito que agora estou com vontade de lê-lo...=P

    ResponderExcluir
  7. Parece interessante!
    Mesmo não sendo o que estou acostumada a ler, ><
    É sempre bom ver coisas novas :D
    Seguindo aqui!!!

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive vontade de ler esse livro, AMO coisas assim. Mágia, coisas mitológicas e tal. E sua resenha me deu mais vontade der ler ele. Então, beijão.

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  9. Legal, já vi esse livro na livraria e me interessei... agora fiquei com mais vontade de ler!

    Olha só, tem sorteio no meu blog, livro A Batalha do Apocalipse. Participa lá!

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi bonita,

    Tem desafio para você lá no blog. To deixando o link:

    http://felicidadenoslivros.blogspot.com/2011/02/desafio-literario-nacional.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. O_O fiquei em choque aqui lendo a sinopse. Foi tipo, diversas informações jogadas intensamente que te dão uma expectativa enorme! Adoreeei, mesmo, adoro esse gênero *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  12. Ei Janine!
    Já li tantos livros com Merlin que me perco.
    Acabei de ler a resenha e senti um mistério no ar... Fiquei com vontade de ler. Adoro livros de mitologia.
    Bjins
    Ps.: Trabalhando em 3 turnos? Noo... vc deve estar moída.

    ResponderExcluir
  13. I <3 fantasia! Então, acho que vou ler esse aí, parece bom.

    ResponderExcluir
  14. fiquei com vontade de ler. Merlin é um dos meus personagens favoritos de histórias celticas/saxonicas.
    Olivia
    paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)